Entrevista com Frank Norder- AFPS 2003

•  Faça um breve histórico de sua trajetória, destacando formação, cidade, vida profissional e outros pontos.

RESPOSTA: Sou formado em Ciências Contábeis em 1999. Sou natural de Londrina - PR, mas moro em São José – SC (Gde Floripa) desde pequeno. Sou casado desde 1998. Sou de câncer. Sou sócio de um escritório de contabilidade. Esporte preferido é o futebol. Tenho 28 anos. Não tenho filhos.

Tenho uma característica muito importante para concurseiro, que é ser DETERMINADO.

História. Antes de entrar para a faculdade, sempre tive a idéia de seu um Fiscal do INSS (nome popular), mas para conseguir isso, teria que ultrapassar alguns obstáculos ou etapas. Bom, a primeira delas era se formar em nível superior. Formei-me no segundo semestre de 1999, e em novembro de 2000 saiu o primeiro edital AFPS2000, nesta época, trabalhava e estava construindo (casa). Tirei duas horas de manhã, duas à tarde e duas à noite. Estudava a legislação pura e seca sem apostilas ou livros especializados. A prova foi realizada em fev/2001 e fiquei a 5% dos últimos colocados. Na minha opinião atual, acho que fui muito longe.

Naquela época, diante de “quase” ter conseguido, bateu a depressão, e vieram aquelas lamentações que não levam a nada e fiquei 18 meses sem estudar.

Daí, em 15/07/2002, tomei a decisão da minha vida que era realizar o meu sonho, ser um auditor-fiscal da Previdência Social. Estudava pelo edital da Cespe (prova anterior) quando em agosto/2002 saiu o edital do AFPS2002, mas agora a instituição era a ESAF. Nesse período tinha dado ênfase em direito civil e comercial, pois eram as matérias que tive um menor aproveitamento. Com o edital da ESAF essas matérias sumiram e com isso um investimento de tempo sem retorno imediato.

Estudava no período matutino e noturno. Em novembro de 2002, comecei um curso extensivo no Curso Êxito em Florianópolis, aonde conheci as pessoas certas para fazer um grupo de estudo, Eu, Andréa – TRF2003, Cláudio – AFRF2003, Saul – futuro AFRF e Sheyla – futura companheira AFPS, e temporariamente Luciano – hoje (16/02/2004) engenheiro da Petrobrás e futuro AFRF. Excelentes amigos e pessoas queridas.

•  Qual foi a maior dificuldade durante sua preparação?

RESPOSTA: No objetivo de ser um auditor, a minha maior dificuldade foi encontrar materiais e sites especializados. Mas hoje temos sites como PrevidenciaWeb, Ponto dos concursos, Ricardo Ferreira, Vemconcursos e também livros excelentes da editora Impetus e algumas apostilas.

•  Qual foi a estratégia de estudo? Tempo de estudo, revisão, exercícios, teoria, etc.?

RESPOSTA: No período matutino estudava sozinho em casa e fiz um quadro de horário que distribuía todas as matérias durante a semana. Um livro importante para ter mais informações e experiência sobre a forma de como estudar é o do Livro “Como passar em provas e concursos” de Wilian Douglas – editora Impetus, esta obra é um investimento que te dará o retorno no futuro (experiência própria).

No início só estudávamos (grupo) teoria, pois não tem como fazer exercícios sem conhecer a teoria. Depois de conhecermos melhor a teoria entrou a vez de exercícios, mas sempre voltando à teoria para firma conceitos e conteúdo.

•  Que matérias você estudou sozinho(a) e quais você fez um curso? Porquê?

RESPOSTA: Não lembro de nenhuma matéria ter estudado sozinho, pois quando não via no curso, estudava com o grupo de estudo. Um curso é muito importante para você pegar a base das matérias, e além do mais, ganhar motivações e montar um grupo de estudo, onde você conseguirá identificar pessoas que queiram seguir os mesmos objetivos que os seus.

•  Quais livros, apostilas ou outro meio de estudo você recomenda?

RESPOSTA: Livros: todos os da Editora Impetus, principalmente dos autores Vicente Paulo e Marcelo Alexandrino; Willian Douglas e Sylvio Motta, Cláudio Borba; Editora Ricardo Ferreira, todas os livros que tenha provas comentadas de contabilidade e de direito tributário (de outras matérias não tive acesso); Apostilas: apostilas do site previdenciaweb.com.br elaboradas pelo professor Denis, e algumas apostilas da Editora Vestcon. Pessoal, a internet é o principal meio de se atualizar os matérias e legislações. Ler as aulas do ponto dos concursos, vemconcursos, previdênciaweb – principalmente provas comentadas e exercícios.

•  Quais foram os seus principais erros durante a preparação?

RESPOSTA: Nos dois concursos anteriores, as principais deficiências minha, foi a utilização de materiais não especializados, lia apenas legislação seca e não freqüentava sites de concursos; estudava de forma desorganizada e sem técnica de estudo; não fazia as provas anteriores do concurso que estava prestando; não conhecia as características da instituição que ia realizar a prova; e outras deficiências menores.

•  Quais foram os seus principais acertos durante a preparação?

RESPOSTA:Primeiro, e o mais importante é a técnica de estudo e a organização tanto comportamental como intelectual. Fiz aulas particulares de português – um desafio a aprender, aulas em cursinhos, cursos de finais de semana – com professores de renome nacional. Ao Grupo de estudo dedico uma grande parcela do meu sucesso, pois foi em grupo que aprendemos como assimilar tanto conhecimento e conteúdo. Você quando estuda para concurso tem que ter muita determinação em seu objeto mais precioso no momento, que é a aprovação.

•  Qual o conselho que você daria para quem já está estudando e ainda não obteve a sua aprovação?

RESPOSTA: Depois de 07/2002 comecei a estudar para passar, independente de tempo, mas sabendo a resposta correta, que eu seria um servidor auditor fiscal do INSS.O conselho que daria, é nunca desistir, pois a sua hora está cada vez mais perto, é uma conseqüência natural, você vai agregando conhecimento a cada dia de estudo e com isso vai chegar uma hora que você poderá passar em muitos concursos, mas não tire o foco do seu principal cargo.

•  Qual o conselho que você daria para quem está começando os seus estudos para concurso público?

RESPOSTA: Faça sua inscrição em um curso, não precisa ser o mais caro, basta que seja sério, você terá motivação e conhecerá os materiais mais apropriados para estudar. Mas não esqueça de estudar em casa. Estudar apenas no cursinho é suicídio.

•  Qual a sua mensagem para as pessoas que estão objetivando uma aprovação em concurso público?

RESPOSTA: Muita felicidade, é exatamente isso que a gente sente com o nome na relação dos aprovados. Pense sempre positivo, pois é assim que deve se comportar um vencedor.

•  Caso deseje, fique à vontade para outros comentários.

RESPOSTA: Agradeço ao meu sogro, Pedro Paulo, a ter dado a oportunidade do meu ingresso na área de escritório de contabilidade; agradeço a minha esposa, pois me deu suporte no escritório e a minha ausência devido ao estudo intensivo; agradeço aos meus colegas do grupo de estudo; agradeço ao Boni, Alayde, Marcos – professores do Curso Êxito; agradeço a dona Lia – Curso Êxito; agradeço a todos aqueles que de alguma forma possa ter me ajudado. Fala a esses, o meu muito OBRIGADO!!!

Frank Norder

 

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .